Entenda a crise síria, o barril de pólvora do Planeta, em 10 minutos e 15 mapas

18/11/2015
Civil Defense Idlib/17.11.2015 Entenda a crise síria, o barril de pólvora do Planeta, em 10 minutos e 15 mapas Bombeiros apagam incêndio provocado por explosões por conta do conflito na Síria

A globalização do terrorismo agravou as tensões internacionais e em particular a tendência à xenofobia tanto entre países como entre grupos sociais. A diplomacia e as estratégias militares são questões de estado, mas entre os cidadãos comuns e a melhor forma de neutralizar a xenofobia é conhecer o passado porque ele explica, em parte, a conduta de pessoas que pensam diferente de nós.

O video que apresentamos a seguir é uma aula sobre as origens dos conflitos na região que hoje conhecemos como Oriente Médio, bem como uma introdução à guerra civil na Síria que é hoje o grande barril de pólvora do planeta. A Síria é importante porque parte de seu território é controlada pelo Estado Islâmico e porque a maioria dos milhares dos refugidos que buscam abrigo na Europa são sírios.

Assistam aqui o vídeo A crise síria contada em 10 minutos e 15 mapas.(áudio em espanhol com legendas em português)

Do Observatório da Imprensa