João Felício é o novo coordenador nacional da Articulação Sindical

14/10/2019
João Felício é o novo coordenador nacional da Articulação Sindical João Felício fala aos dirigentes e às dirigentes após ter seu nome aprovado na Plenária da ArtSind realizada durante o 13º CONCUT

João Felício é o novo coordenador da Articulação Sindical. Professor na rede estadual de ensino de São Paulo desde 1973, iniciou sua militância política e sindical em 1977, na luta pela categoria e contra a ditadura.

Em 1980, foi eleito ao Conselho de Representantes da Apeoesp e, como delegado, participou da fundação do PT. De 1981 a 1993, foi diretor e, por três mandatos, presidente da entidade. Em 1983, participou da fundação da CUT. Em 1994, foi eleito à Executiva Nacional da Central e, em 1997, secretário-geral.

Em 2000, elegeu-se presidente da CUT e, em 2003, secretário-geral, além de secretário sindical nacional do PT. Em 2005, reassumiu a presidência da Central e, em 2006, foi eleito à Secretaria de Relações Internacionais.

Em 2002 foi Coordenador Nacional de Mobilização da Campanha que elegeu Lula presidente e participou da coordenação da campanha que reelegeu Lula (2006) e na eleição de Dilma, em 2010. Foi membro do Conselho do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).

Em 2014, foi eleito presidente da CSI (Confederação Sindical Internacional), que representa 180 milhões de trabalhadores(as) no mundo. Foi o primeiro presidente brasileiro e latino-americano a presidir o organismo.

João Felício entra no lugar de Sérgio Nobre, que foi eleito presidente nacional da CUT para o mandato de 2019-2023.