31/01/2018
Roberto Parizotti O povo quer e Lula lidera com folga no primeiro turno e ganha em todos os cenários no segundo turno Pré-candidato petista à Presidência da República tem entre 34% e 37% dos votos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue mais líder ainda na preferência dos eleitores e eleitoras brasileiros para ocupar a Presidência da República, É o que revela a Pesquisa Datafolha publicada nesta quarta-feira (31), e com ampla vantagem: o petista tem entre 34% e 37% dos votos no primeiro turno e ganha de todos os adversários por ampla margem no segundo turno.

Em segundo lugar nas eleições ficaria um candidato indicado por Lula, que também lideraria contra todos. Votariam com certeza em um candidato indicado pelo ex-presidente 27% dos eleitores, enquanto o deputado Jair Bolsonaro tem 18% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de janeiro, a primeira sondagem feita após a condenação em segunda instância do ex-presidente em um julgamento parcial e sem provas no TRF4.

Para o diretor do instituto Datafolha, Mauro Paulino, a inelegibilidade de Lula "aprofundaria a crise democrática" instalada no Brasil desde o golpe parlamentar, em 2016.

De acordo com o levantamento, 32% dos eleitores revelam intenção de votar em branco ou nulo caso o ex-presidente seja proibido de disputar, taxa recorde entre as sondagens já realizadas pelo Datafolha.  É a primeira spesquisa feita após a confirmação pelo Tribunal Regional Federação da 4ª Região (TRF4) da condenação de Lula, sem provas, no processo do chamado tríplex do Guarujá.

Com agências