Política educacional dos governos Lula e Dilma é tema de livro

27/11/2017
Reprodução Política educacional dos governos Lula e Dilma é tema de livro
Ação Educativa lança seu novo livro Igualdade e Diferenças nas Políticas Educacionais: a agenda das diversidades nos governos Lula e Dilma, de autoria de Denise Carreira. Baseada na tese de doutorado da autora, o livro conta com prefácio da ex-ministra e professora da UFMG Nilma Lino Gomes e apresentações de Magi Freitas e Vera Masagão, da Ação Educativa, e de Roseli Fischmann, professora da USP e do Instituto Metodista de São Paulo.

Qual educação é necessária para a construção e a sustentação de um projeto radical de justiça social no Brasil? Quais as tensões entre igualdade e diferenças nas políticas educacionais em um projeto de esquerda? Qual o lugar da superação do racismo, do sexismo, da LGBTfobia e de outras desigualdades no debate sobre qualidade educacional?

Com base na análise das chamadas políticas de diversidade nos governos Lula e Dilma e nas teorias da justiça, Denise Carreira apresenta uma reflexão provocativa sobre os limites, as conquistas, as disputas e as contradições da política educacional brasileira entre 2003 e 2014. Um livro fundamental para compreender a complexidade e as questões em jogo daquele período e para alimentar novas reflexões e novos caminhos rumo à construção de uma educação efetivamente comprometida com a promoção de uma cultura democrática, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental no país.

O livro aponta, por exemplo, que, "respaldado por convenções e pelas resoluções internacionais das Conferências da ONU e por normativas nacionais, o debate sobre diferenças ganhou espaço na agenda das políticas educacionais brasileiras. Essa discussão foi impulsionada por movimentos sociais negros, indígenas, LGBTs, feministas, de trabalhadores do campo, de pessoas com deficiências, de quilombolas, ambientalistas e por agendas de fronteira na efetividade do direito humano à educação, como a educação de jovens e adultos, a educação em territórios de alta vulnerabilidade social e a educação de pessoas privadas de liberdade, entre outras".
A publicação inaugura o selo de livros vinculado ao Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direito Humanos, que terá sua primeira programação semestral divulgada no início de 2018.

O próximo lançamento da publicação ocorrerá no XXVII Encontro Nacional da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), a ser realizado entre 27 e 29 de novembro de 2017, em Ilhéus (Bahia). Na ocasião, outros livros da Ação Educativa estarão à venda para os participantes.  A programação completa do Encontro Nacional da Uncme está disponível no site www.uncme.com.br Site externo

Com informações da Ação Educativa e da Martins Fontes