Quem é quem na Direção Nacional

Vinte e sete dirigentes compõem a Direção Nacional da Articulação sindical, além do coordenador nacional e dos seis membros da Coordenação nacional. O metalúrgico do ABC Sérgio Nobre, secretário-geral nacional da CUT, é o coordenador nacional da ArtSind.

Clique nas fotos e conheça um pouco da trajetória de cada um(a) deles(as).

João Antônio Felício

(Educação-SP)

Professor na rede estadual de ensino de São Paulo desde 1973, iniciou sua militância política e sindical em 1977, na luta pela categoria e contra a ditadura. Em 1980, foi eleito ao Conselho de Representantes da Apeoesp e, como delegado, participou da fundação do PT. De 1981 a 1993, foi diretor e, por três mandatos, presidente da entidade. Em 1983, participou da fundação da CUT. Em 1994, foi eleito à Executiva Nacional da Central e, em 1997, secretário-geral. Em 2000, elegeu-se presidente da CUT e, em 2003, secretário-geral, além de secretário sindical nacional do PT. Em 2005, reassumiu a presidência da Central e, em 2006, foi eleito à Secretaria de Relações Internacionais. Em 2002 foi Coordenador Nacional de Mobilização da Campanha que elegeu Lula presidente e participou da coordenação da campanha que reelegeu Lula (2006) e na eleição de Dilma, em 2010. Foi membro do Conselho do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). Em 2014, foi eleito presidente da CSI (Confederação Sindical Internacional), que representa 180 milhões de trabalhadores(as) no mundo.

Coordenação da Executiva da Articulação Sindical

Direção Executiva Nacional da Articulação Sindical